terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pacotes de Valor

Todas as operações realizadas e desenvolvidas pelas empresas tem como objetivo entregar valor aos clientes. Esses Pacotes de Valor podem estar relacionados à bens tangíveis e intangíveis, ou seja, bens físicos, serviços e/ou ambos.

O estudo sobre os PACOTES de VALOR tiveram início na década de 60 quando o setor terciário da economia começou a crescer e aumentar consideravelmente sua participação no PIB. Com isso, surgiram estudos que buscaram adaptar as técnicas de gestão fabril à gestão de operações e serviços.

De forma geral, podemos dizer que os pacotes de valor nasceram do aumento do escopo e também das novas necessidades da sociedade mundial. A evolução da sociedade como um todo fez nascer uma demanda por “coisas” que não somente os bens físicos, inclusive por serviços.

Produtos x Serviços

Entre as gestões de produtos e serviços, existem algumas semelhanças e algumas diferenças.

Gestão de Estoques. Quando falamos de serviços, fica notório que não há a possibilidade de se estocar um serviço, devendo apenas ter atenção aos produtos que complementam a prestação de um serviço.
Gestão da Capacidade Produtiva. Com os produtos, estudos devem ajudar a determinar o quanto e como deve ser feito a produção. No entanto, nos serviços o nível da produção tem que ser o mais próximo possível da demanda.
Gestão de Filas e Fluxos. Quando se tem a operação de um serviço, é importante levar em consideração aspectos psicológicos relativos às pessoas e também não deixá-las em filas, pois há uma diferença entre um bem “esperando” e pessoas “esperando”.
Gestão da Qualidade. Em ambos é importantíssima. No serviço a qualidade é um fator mais subjetivo e precisa ser mais criteriosamente tratado. Já no produto, é algo menos questionado.

Quanto mais conteúdo incorporado se conseguir agregar ao pacote de valor (conteúdo incorporado), mais poderá se cobrar, no entanto, mais custo você terá.

Existem basicamente três formas de se produzir um bem/serviço: Seguimento da Demanda (produz-se de acordo com o histórico da demanda); Nivelamento da Produção (produz de forma mais constante para se acumular no período de baixa demanda e suprir a demanda no momento de alta procura) e Ações Sobre a demanda (buscam influenciar a demanda com o intuito de nivelá-la.)

Produtos


- Seguimento da demanda, com a capacidade = evita formações de estoques, no entanto faz-se necessário uma alta taxa de produção nos picos de demanda e gera custos de ociosidade nasbaixas de demanda

- Nivelamento de produção = Custos com ociosidade são menores, no entando o custo de esoque (custo de capital) fica muito alto.

- Açoes sobre a demanda = Consiste em agir sobre a demanda para que ela fique nivelada ao longo do ano.

Serviços

Seguimento de demanda = Não há possibilidade de estocar, buscar ter disponibilidade de serviços durante o ano todo.

Nivelamento de produção = Impossível, pois o consumo é instantâneo

Ações sobre a demanda = Promoções nos períodos de baixa demanda

Um comentário:

  1. Mount Tonto Ridge Titanium Wallet Wallet - Titanium Arts
    i love this omega seamaster titanium wallet benjamin moore titanium but its really easy for me to keep track of how tungsten titanium much this knife is making. titanium automatic watch It seems I can get money and  Rating: 5 · ‎8 titanium mens rings reviews

    ResponderExcluir