terça-feira, 13 de outubro de 2009

FLUXO DA REDE DE SUPRIMENTOS E EFEITO CHICOTE

A rede de suprimentos (ou cadeia de suprimentos) é o percurso no qual o bem transcorre até chegar ao cliente final (mercado). Ela envolve fornecedores, fabricante, distribuidor, varejista e o próprio consumidor (cliente). Dependendo do produto, podem haver outros personagens participantes.



Há um fluxo de materiais movendo-se da esquerda para a direita e um fluxo financeiro movendo-se da direita para a esquerda.

Cada ator toma para si uma parte desse dinheiro para cobrir seus custos e garantir seu ROI (Return on Investments) e repassa o restante aos seus fornecedores imediatos (pagamento por materiais e serviços).

A única exceção é o usuário final = mercado. O usuário final não obtém nenhum pagamento contra os bens que adquire. Portanto, ele é o único alimentador da rede.

É imprescindível se ter uma visão sistêmica de toda a cadeia e não somente do seu próprio estoque para que se possa atuar e até mesmo prever possíveis mudanças causadas por quaisquer um dos participantes da rede.

Essas cadeias (redes) de suprimentos estão sujeitas a efeitos. Dentre estes efeitos, podemos citar um efeito dinâmico conhecido como Efeito Chicote (Efeito Forrester).

**Nas figuras a seguir, pode-se ter uma idéia de um efeito chicote causado por uma pequena mudança no mercado. Material apresentado pela aluna Flavia Maria Bessa Respeita.






Como os integrantes não vislumbram toda a cadeia, eles concorrem entre si e por isso, pode ocorrer o fato de um deles “morrer” e isso afetaria a cadeia como um todo. Outro problema de não se ter a visão sistêmica é o custo desse efeito, e quem vai arcar é o cliente final.

O Efeito Chicote retrata o efeito que uma visão voltada somente para si próprio pode causar numa cadeia de suprimentos. Ao desconsiderar mudanças no mercado (cliente final) os envolvidos acabam ficando suscetíveis a grande variação em seus planejamentos o que acarreta (como já citado anteriormente) a elevação dos custos do produto. Custos esses que serão repassados aos clientes.

Causas do Efeito Chicote:
•Atualização das previsões de demanda (aspectos históricos e imrpevisão);
•Prática do Racionamento no abastecimento;
•Loteamento de Pedidos (lotes periódicos e lotes empurrados) e
•Variações no Preço.

As principais decorrências deste efeito são:
•Baixo níveis de serviços e vendas;
•Perda da Competitividade;
•Processo Decisório Reativo e
•Elevação dos Custos

Para solucionar problemas como este (Efeito Chicote) é necessário a gestão de toda a cadeia (rede) de suprimentos de forma integrada. Deve se ter atenção a todos envolvidos e na posição de cada envolvido nesta cadeia.

Em outras palavras, o Efeito Chicote produz um efeito deletério na cadeia e em seus integrantes. Por estarem intercalados e intercambiados os problemas são de toda a rede, a competição é da rede e para otimizar isso, é preciso fortalecer a cadeia como um todo.

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