domingo, 13 de setembro de 2009

Quadro Geral de Referência para Gestão Estratégica de Produção e Operações

O Quadro Geral acima trouxe uma contextualização do âmbito de atuação da Gestão de Produção e Operações. Este quadro permite uma comparação do seu estado da arte, combinado com o estado da técnica, refletindo seu desempenho frente a determinado cliente, na decisão de adquirir um determinado produto/serviço.

É importante ressaltar que a gestão estratégica atua sobre diversos fatores que por sua vez irão desencadear desempenhos. Desempenhos estes que podem ser avaliador por indicadores como o BSC.

Outra ferramente importante nesse quadro e que merece destaque é o benchmarking que proporciona uma contextualização sobre a atuação dos concorrentes do mercado de atuação.

Tendo já estabelecido e mapeado o Quatro atual no qual a organização está atuando é possivel ao gestor tomar decisões que busquem a melhoria/otimização das atividades. É importante citar neste momento como o pioneiro na utilização do termo empreendedor como agente interruptor do quadro estabelecido: Joseph Schumpeter.

Ainda sobre o tema, merece destaque a comparação entre o foco da Qualidade Total e da Reengenharia, onde a primeira abordagem busca uma melhoria contínua com a utilização de ferramentas como o PDCA e a ruptura total para um salto quantico que é proporcionado pela Reengenharia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário