domingo, 13 de setembro de 2009

Origem do Termo: Gestão Estratégica de Produção e Operações

Antes de escrever sobre a origem do termo, é imporante destacarmos uma diferenciação entre Produção x Operações:
  • Produção: Envolve transformações que irão transformar um input em um output em uma visão mais "macro".
  • Operações: Complexo de ações articuladas e interdependentes que irão propiciar a materialização da produção.
O termo citado é uma complementação entre Gestão de Operações e Gestão Estratégica.
Gestão de Operações vai se "preocupar" com recursos, processos, pessoas, etc. que juntos irão, no final, fomentar o produto/serviço final.
A Gestão Estratégica tem uma abrangência mais externa e que vai buscar entender a interface entre áreas de produção e/ou com o ambiente externo em geral. Ou seja, preocupa-se mais em adequar o ambiente de operações com os requisitos desse ambiente externo.
Diante disso, a Gestão Estratégica de Produção e Operações veio juntar a parte estratégica com a parte operacional e são 4 as principais razões:
  1. A maioria dos investimentos das organizações está na área de produção e operações;
  2. Inércia Decisória: é o tempo entre a tomada de decisão e o momento em que a mesma tem efeito. Por esse motivo leva à questões relativas ao planejamento e de sua projeção no futuro e nos remete ao tema do "lead time".;
  3. Difíceis e caras de serem revertidas: É complicado o "cancelamento" das decisões, sejam em fatores como tempo, dinheiro ou quaisquer outros. Sobre este vale o entendimento sobre a Teoria das Opções Reais ( que pode ser brevemente estudade neste artigo de Andrea Minnardi - Teoria de Opções Aplicada a Projetos de Investimento )
  4. Direção (trade-offs). Todas as decisões irão direcionar o negócio em benefício de um aspecto irá proporcionar o "prejuizo" em outros aspecto.

O termo "trade-offs" nos remete à contradição das operações focalizadas.
A operação focalizada é quando se atua diretamente em uma atividade do contexto geral das atividades buscando sua melhoria/otimização.
A controvérsia dessa atuação vem elencada ao conceito do trade-off e por isso a sua contradição. Ao se focalizar em uma operação específica é preciso reconhecer e ter o controle sobre o impacto que mudanças nesta irão proporcionar em outras atividades. Ou seja, é preciso buscar um equilibrio nesta balança, neste trade-off.

Nenhum comentário:

Postar um comentário